sábado, 12 de janeiro de 2013

Descobrir e brincar: 16 meses!

Foi escrevendo um e-mail para o vovô Thadeu que resolvi fazer essa postagem, afinal, esse blog existe para guardar as melhores recordações do crescimento da Lelê, desde a barriga.
No tal e-mail (que na verdade foi uma enorme mensagem provada pelo facebook), contei um pouco sobre como está a Lelê e seus 16 meses de vida. 
Quando a vejo deitada relaxada, esticada no bercinho, penso: Como ela cresceu! mas quando escrevo a idade de vida dela, levo um susto: 16 meses de vida? ãh!? Só viveu isso?! O tempo, o futuro, as expectativas de um mundo melhor esperam pela Leticia, mas hoje o mundo dela está aqui, em Santa Bárbara, Califórnia, em nosso pequeno grande apartamento de 1 quarto. Minúsculo para nós 3, cansativo.... e sim, Jaime, daqui a um tempo pensaremos: como conseguimos sobreviver por 12 meses num lugarzinho tão pequeno? Mas como tudo o que vemos e pensamos depende sob que ângulos olhamos.. esse pequeno apartamento é um mundo para a levada Leticia. Desde que começou a engatinhar, não pára de encontrar novos desafios aos seus olhos, e aos meus, não pára de encontrar coisas perigosas para se distrair.





Como a Leticia é muito ágil, mesmo sendo mais baixa que a média das crianças da idade dela, ela sobre em tudo, abre todos os armários, as portas de correr, as portas com maçaneta e a porta da sacada. Ou seja, não dá mais para segurar a moça. No final do dia estou exausta, mas o que paga o sorriso e a gargalhada dela quando abre uma porta (isso é novidade, o que ainda a deixa muito motivada e feliz), quando sobe uma cadeira e pega algum objeto proibido (iPad, Kindle, óculos do papai, esmalte, caneta, lápis, controles, pincéis de maquiagem (porque ela adora isso?!)?! 

Lelê em cima da frigideira



Com o frio que está lá fora não tenho coragem de sair com a bichinha, mesmo encasacando, prefiro brincar dentro de casa. (Inclusive estou aceitando sugestões de brincadeiras para dias de frio e/ou chuva). Então, essa semana também mostrei pela primeira vez o que é bolha de sabão. Ela ficou encantada!! No segundo dia da brincadeira ela estava querendo pegar as bolhinhas, abanava, apertava, mesmo já estouradas! Uma graça!



A Lelê é muito, muito, muito sapeca!! Ela já entende bastante do que falamos, já obedece ordens como "pegue o sapato, coloque a meia (ainda não sabe calçar mas tenta), vamos ler o livro, cadê seu copo, vamos para o bercinho.. etc" Ela também gosta de fingir que tudo é colar, porque ela me vê usandoaí quer também, então qualquer coisa ela coloca em volta do pescoço e vai pra frente espelho.. tudo serve: meia, camiseta, toalha, pano da cozinha. Tambem ela ADORA brincar de falar ao telefone. ela pega também qualquer coisa e coloca na orelha, e fica balbuciando, e no final fala: "Tau" (Tchau), ou então Bye (que ela sabe o que é também). Engraçado que aqui quase nao usamos o celular. Raríssimo. Muitas vezes ele fica até perdido, sem bateria.. nao sei com quem ela aprendeu... Ela também gosta muito de chaves no chaveiro.. ela anda balançando o molho, e se dirige até a porta, e diz "Tau" também. O que ela já sabe falar??? papai, mamã, papo (sapo, da musica: o sapo não lava o pé, não lava pq não quer.. ele mora lá na lagoa não lava o pé pq não quer, mas que chulé), fala au-au, mu-mu, aponta o dedinho para a mãozinha para dançar a musica do pintinho amarelinho.  








Ultimamente ela tem brincado muito com a boneca que ganhou do vovô Noel. Só que ela gosta de brincar mesmo é com o Jaime, comigo não. Ela dá pra ele cuidar, fazer dormir, colocar no sling... uma graça. Hoje fomos com a pediatra para tomar vacinas... ela fez muitos elogios.. disse que ela não é um bebê gordinho, mas tem um desenvolvimento muscular muito bom, bem atlético, q é para continuar incentivando subidas e descidas (não tem onde ela não suba, mesmo sendo pitoca), e corridas. Também os dentes estão todos perfeitos e limpinhos (também se não tivesse eu morria, porque eu escovo 2 ou 3 vezes ao dia, é um saco, mas tem que fazer)

Outra coisa importante: como a Lelê fala com as avós pelo Skype, não pode pronunciar a palavra "vovó", que ela fica louca apontando para o computador, pedindo para ver e falar com as avós, as duas, viu? 

Bom, o melhor de tudo é que uma hora ela cansa e desmaia. 


Logo, logo volto com mais novidades da Leticia sapequinha!


3 comentários:

  1. Caraca Ceci, adoreeei o post! A Lele vai ter os melhores registros da infância dela com esse blog, tenho certeza!!! Não parei de rir das fotos, ela é danada mesmo!! To morrendo de saudade e louca pra vocês voltarem pra eu ir pra Floripa passar uns dias com vocês e emagrecer correndo atras da Lele! Mil beijos! Atualiza mais o blog que eu adoro!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Nosso bebezinho é mesmo muito sapeca! E inteligente! Mas, sabe como é: elogios de Vô e vós, são sempre suspeitos, né? Mas vamos combinar: ela é tudo isso mesmo!
    É uma criança alegre...aliäs, essa é uma característica das minhas netas: o bom humor.
    Vovó manda mil beijinhos pra Leticia. E muitos cheiros tb! Que seu Anjo da Guarda a acompanhe e proteja sempre, de todos os perigos.
    E, pra essa mãe maravilhosa e linda que é vc. minha filha, que Deus te abençoe e te mantenha com saúde por muuuuuuuiiiitos anos. Para seguir conduzindo sua família, ao lado do homem a quem vc. escolheu para ser seu companheiro e o pai de seus filhos. Te amo. Mãe / Vó

    ResponderExcluir
  3. A maior lindeza da tia!!! Fofa, sapeca, esperta, curiooosaa e cheia de saúde! Que Deus te abençoe e te mantenha assim, tão cheia de alegria, pra florir sempre as nossas vidas!!

    Beijão cheio de saudades!

    Tia Paula

    ResponderExcluir

Queridos amigos e família,

Deixe sua mensagem! A Letícia adorará ler quando crescer!