segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Desmamar a Leticia: 14 meses e meio...

Sim, Lelê está prestes a completar 15 meses, e finalmente chegou o momento de a mamãe dizer: Nossa, como passou rápido, como você cresceu!
Faz mais ou menos 1 mês que estou no processo para desmamar a Leticia. Está sendo muito difícil para mim, pois aquele sentimento de total responsabilidade sobre a vida dela que eu tinha, já que ela apenas mamou durante 6 meses, foi trocado por momentos de prazer e amor, já que passei a amamentar intercalando com outros alimentos. Amamentar cansa? Cansa. É uma energia despendida inexplicável, uma fome que dá... mas depois dos 6 meses ficou muito melhor. Porque tem que parar? Essa é uma pergunta que cabe a cada mãe responder. Eu sinto que chegou minha hora de parar... a Leticia ainda mama de madrugada e isso realmente é cansativo para mim. Decidi que dormir uma noite inteira será mais benéfico do que o prazer da amamentação e dos benefícios para ela, já que já passamos pelo tempo mais importante do leite materno.
Entretanto, esse processo é "lento, gradual e seguro", para que eu não tenha mastite (já que as mamas enchem bastante ainda), e também para que ela (e eu) perceba que está sendo de forma natural.
Assim, deixamos de mamar a tarde aos 13 meses, e há 1 semana deixamos de mamar de manhã. Estamos nos saindo muito bem! As 7h ela acorda, e dou a mamadeira de leite morno. Meu peito ainda enche, mas logo, logo entenderá que não tem mais ninguém mamando de manhã. A tarde ela toma outra mamadeira, e a noite a amamentacao antes de dormir.
Daqui a alguns dias, ou semanas deixarei essa da noite, e se tudo correr bem, teremos noites mais tranquilas.

Hoje, foi um grande dia: saí para comprar sutiãs normais! Não mais aqueles de amamentação que ficarão já aposentados. Mais ou menos a mesma sensação quando comprei o primeiro sutiã de amamentação! Rs... Agora sinto que chegou meu momento. Dedos cruzados para o desmame não ter muito choro, e a pequena Lelê perceber que ela está crescendo e a mamãe tem vontade de sentir-se mulher novamente!

Leticia com 20 dias
 Leticia com 7 meses
 Leticia com 14 meses

10 comentários:

  1. Ana boa sorte, e que seja bem tranquilo o processo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Se tudo correr bem, quando chegarmos aí, todos vão dormir sem interrupções. :) Lembra a Maria, que acordava de madrugada até os 4 anos, João? kkkk

      Excluir
  2. Nossa, não sabia que tinha tanta poesia assim essa questão da amamentação! Talvez só quendo for mãe, possa sentir o que vc está sentindo agora... Mas como ela cresceu!! hehehe Tá uma mocinha muito linda! E com certeza o leite materno foi fundamental para ela crescer assim, linda e saudável. Parabéns pela coragem de chegar até aqui, hermana!
    Nossa, e o sutiã normal agora, hein?? Depois de 1 ano e meio quase! Só lembro a saga minha e da mamãe pra comprar o seu primeiro sutiã de amamentação! Que não tinha, de jeito nenhum, um que desse em vc!! Affff Lembra, mãe?? Agora tem que comprar uns bem bonitões, né??

    Beijo grande, mana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi mana!! Pois então, quantas lembranças temos não é? Agora depois daquela correria para achar sutiã, to eu aqui, perdendo o peito (que medo!!).
      :) Estou me divertindo nas sessões de lingerie, ai como é bom renovar!
      Mas sinto falta de companhia, viu? Beijão!

      Excluir
  3. Que lindo amiga.
    Acho que estás mais que certa. Eu, como "expectadora", acho que quando a criança começa a andar é porque ela já é independente (tem os que acham que é quando nasce o dente, mas prefiro não ser tão radical rs). Por isso, acredito que se a criança já dá seus passos sozinhas, é porque já está preparada para ser menos dependente. Logo, essa analogia serve para o fato de ainda mamar. Deu pra entender? rs
    Não se preocupe porque a Leticia não vai ser menos saudável e nem você menos mãe em romper esse vínculo (que a natureza fez com que fosse temporário, mas acredito que deva ser dificil mesmo "cortar" esse laço).
    Beijos pras duas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga,
      Obrigada pelas palavras, realmente é difícil, mas tudo tem seu tempo. Agora como mãe entendo isso, mas também o exercício diário de respeitar que os filhos crescem e vão ficando menos dependentes da gente. Beijo duplo

      Excluir
  4. Oi mamae meus parabens, eu como vo sinto orgulho! Amo vcs tres! Bjos queridos!

    ResponderExcluir
  5. Xexi! Agora vamos passar aoa souteins de renda e os bem sexys!!! Lelê ficará maravilhada agora quando olhar pra ti e ver toda vestida a la angel da victorias secret :))) tu estás certissima, vivendo cada fase de uma vez com a intensidade que elas merecem! Mil beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cy! Sim, agora estamos na busca do mais feminino, mais delicado, chega daquele abre e fecha de sutiã! rs... beijocas.

      Excluir
  6. Oi filha!...mamãe!...
    Tardou uma semana mas tô lendo, né?
    Vc. precisa acrescentar ao seu texto de amor a sua filha, a dedicação integral que teve, e tem por ela. Esse leite, que por tantos meses foi o "sangue" que a alimentou, certamente será relembrado por vc, e por ela, traduzido na saúde que ele representa. Para as duas!
    Parabéns filha! E parabens a minha netinha! por ter a mãe maravilhosa que vc. é!

    ResponderExcluir

Queridos amigos e família,

Deixe sua mensagem! A Letícia adorará ler quando crescer!